Microsoft fecha 277 domínios e "liberta" computadores de botnet

Ir em baixo

Microsoft fecha 277 domínios e "liberta" computadores de botnet

Mensagem por ScizoR em Seg Mar 01, 2010 1:25 am


A Microsoft está tentando eliminar a botnet Waledac, trabalhando em conjunto com paceiros de tecnologia através de ações legais.

A empresa foi autorizada judicialmente a fechar 277 domínios da internet que, segundo a Microsoft, seriam os controladores da rede botnet, formada por um conjunto de computadores “zumbis”, infectados e controlados por pessoas mal-intencionadas.

Apelidada de “Operação b49”, a medida vem após meses de investigação pela Microsoft. Conforme o CNET, uma vez encontradas as evidências, o desafio era encontrar meios legais de bloquear os domínios suspeitos, fazendo-os parar de infectar novas vítimas, além de interromper o envio de spam.

Segundo a Microsoft, a rede zumbi em questão seria responsável pelo envio de mais de 1,5 bilhão de mensagens de spam diariamente. Além disso, um estudo recente da companhia apontou que, somente entre 3 e 21 de dezembro, cerca de 650 milhões de mensagens indesejadas foram enviadas a contas do Hotmail através da Waledac.

Apesar de a atitude da companhia parecer afetar algo com grandes dimensões, alguns especialistas em segurança permanecem céticos em relação aos seus efeitos. De acordo com informações do PC Advisor, Joe Stewart, diretor de análise de malwares na SecureWorks, afirmou que a Waledac não é uma rede spammer de grande alcance. Na verdade, a botnet seria mais responsável pela instalação de antivírus falsos e a medida da Microsoft não afetaria o volume de spam.

Richard Cox, representante do serviço anti-spam Spamhaus, compartilha a mesma opinião. “A Waledac não é uma grande ameaça, representa menos de 1% do tráfego de spam”, aponta. Para ele, a botnet Zeus é muito mais perigosa, enviando um número realmente significativo de lixo eletrônico para as caixas de entrada.

Os especialistas não perceberam nenhuma mudança no volume de spams. Mas a Microsoft comemora: 60 mil máquinas já foram “libertadas” da botnet graças ao fechamento dos domínios, segundo a companhia. Mas, apesar de a linha entre a botnet e seus alvos tenha sido rompida, a empresa lembra que muitas máquinas ainda estão infectadas e precisam passar por procedimentos de limpeza.


Fonte: Clique aqui!
avatar
ScizoR
Windows 3.1
Windows 3.1

Mensagens : 145
Data de inscrição : 28/02/2010
Idade : 32
Localização : Nova Lima

Ver perfil do usuário http://hiwatori.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum