Engenharia de Computação - PUC MG
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ONU vê explosão de lixo eletrônico em 2020

Ir para baixo

ONU vê explosão de lixo eletrônico em 2020 Empty ONU vê explosão de lixo eletrônico em 2020

Mensagem por ScizoR Seg Mar 01, 2010 1:55 am

ONU vê explosão de lixo eletrônico em 2020 >
Aplicação para iPhone mostra onde está o local de reciclagem mais próximo do usuário: até 2020 o lixo eletrônico de computadores crescerá em 400% ante o nível de 2007, na China e África do Sul.

Os resíduos gerados por produtos eletrônicos descartados crescerão de forma dramática nos países em desenvolvimento, nos 10 próximos anos, e na Índia eles devem disparar até 2020 em 500%, na comparação com 2007.

O lixo eletrônico, termo que abarca resíduos relacionados a celulares, impressoras, televisores, refrigeradores e outros aparelhos, cresce em mais de 40 milhões de toneladas anuais, mundialmente. Toxinas são emitidas quando ele é queimado de forma indevida por sucateiros em busca de componentes valiosos, tais como cobre e ouro.

Um relatório divulgado hoje, em Bali, pelo Programa Ambiental das Nações Unidas (Unep), prevê que até 2020 o lixo eletrônico de computadores crescerá em 400% ante o nível de 2007, na China e África do Sul.

“O relatório torna ainda mais urgente o estabelecimento de processos ambiciosos, formais e regulamentados para recolher e gerir lixo eletrônico, com o estabelecimento de grandes e eficientes instalações na China”, disse Achim Steiner, o diretor executivo do Unep.

“A China não é a única a enfrentar um sério desafio. Índia, Brasil, México e outros também poderão enfrentar crescentes danos ambientais e problemas de saúde caso a reciclagem do lixo eletrônico seja deixada aos cuidados aleatórios do setor informal”, explicou ele no relatório.

O estudo, conduzido em parceria com o Empa, da Suíça; com o Umicore, um grupo de materiais especializados; e com a Universidade das Nações Unidas estipula que os Estados Unidos são os maiores produtores mundiais de lixo eletrônico, gerando cerca de 3 milhões de toneladas a cada ano. A China ocupa um segundo posto bem próximo, com 2,3 milhões de toneladas anuais, e também serve como repositório para o envio de boa parte do lixo eletrônico gerado em outras nações do terceiro mundo, segundo o Empa.

O Empa é o instituto de pesquisa de ciência dos materiais e tecnologia, no Instituto Federal de Tecnologia da Suíça.

Fonte: [url=http://blog.eco4planet.com/2010/02/onu-ve-explosao-de-lixo-eletronico-em-2020/]Clique aqui![url]
ScizoR
ScizoR
Windows 3.1
Windows 3.1

Mensagens : 145
Data de inscrição : 28/02/2010
Idade : 37
Localização : Nova Lima

http://hiwatori.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos